Beja, Santa Maria da Feira <br>e Santiago do Cacém
Compromisso ambicioso
João Rocha, cabeça-de-lista à Câmara de Beja, acompanhado por José Carreira Marques (mandatário) e Vítor Picado (segundo da lista à autarquia), apresentaram, na passada semana, o Compromisso Eleitoral da CDU para aquele concelho. O documento é estruturado a partir de três eixos fundamentais: gestão participada, sustentabilidade e desenvolvimento económico e social.
No dia 6, em nota de imprensa, a CDU pronunciou-se sobre a decisão do Tribunal Constitucional de considerar elegíveis os candidatos autárquicos com três ou mais mandatos noutros concelhos, como é o caso de João Rocha. «Com esta decisão, os pretensos moralismos, baseados numa leitura perversa da Lei e da Constituição, saíram derrotados», salienta a Coligação, que promete, com determinação e confiança, prosseguir «a sua acção de esclarecimento e mobilização junto das populações, afirmando o seu projecto e propostas».
«Amigos da CDU»
A cidade de Fiães acolheu, no dia 31 de Agosto, o convívio «Amigos da CDU», iniciativa que contou com as intervenções de Antero Resende e Filipe Moreira, cabeças-de-lista à Câmara de Santa Maria da Feira e à Assembleia de Freguesia de Fiães, respectivamente. Antero Resende condenou as políticas que têm sido desenvolvidas naquele concelho e apresentou algumas das propostas da CDU.
Mais recentemente, teve lugar, no Parque da Senhora da Saúde, a apresentação pública da lista da CDU à Assembleia de Freguesia de São Paio de Oleiros, encabeçada por Ana Marília Capela. Na presença de largas dezenas de pessoas, a candidata apelou ao reforço da votação na CDU.
Um programa realista
A candidatura da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém inaugurou, no dia 4, a sua sede de campanha, e apresentou, publicamente, o seu programa eleitoral para o concelho, onde constam dez linhas de acção.
A iniciativa contou com a presença de Manuel Valente, responsável do PCP no Litoral Alentejano, e de Paula Lopes e Álvaro Beijinha, respectivamente, cabeças-de-lista à Assembleia e Câmara Municipal. Sobre os compromissos apresentados, Álvaro Beijinha referiu que os mesmos pretendem combater as dificuldades e construir uma vida melhor para todos. «É um programa realista, sério, elaborado tendo em conta a realidade que vivemos, num quadro de fortes constrangimentos financeiros, que se fazem sentir em particular nas autarquias», afirmou o candidato.